A moda na 36ª edição do Salão do Artesanato de Campina Grande

Campina Grande, 1 de julho de 2023

Conheça algumas das peças artesanais que estão em exposição.

Reportagem especial: Ernandes Silva
Fotógrafa: Sara Alcântara
Produção e Edição: Letícia Cely
Supervisão editorial: Agda Aquino


Foto: Sara Alcântara/Repórter Junino

A edição de 2023 do Salão do Artesanato homenageia a feira central da cidade através do tema “Tudo vira arte na feira de Campina”. O Salão do Artesanato serve de complemento para o Maior São João do Mundo e começou o funcionamento no dia 8 de junho e vai até 2 de julho.

A parceria do Governo do Estado com o Sebrae-PB trouxe mais de 500 expositores dos mais variados tipos de artesanato, de acordo com os mesmos. Desde artigos decorativos e brinquedos até artigos de moda. Os itens relacionados à moda vão desde o tradicional couro, renda renascença até a reciclável cerâmica plástica.


Foto: Sara Alcântara/Repórter Junino

No Salão do Artesanato, um dos materiais populares da região que encontramos é o algodão colorido, que é tão antigo quanto o algodão branco. Por ser cultivado de forma orgânica na Paraíba, o algodão colorido não precisa passar por tingimento e não agride tanto a natureza. Além de ser ideal para pessoas
alérgicas. Esse é o material utilizado pela artesã de 77 anos, Maria José, desde 2003.


Foto: Sara Alcântara/Repórter Junino

As roupas confeccionadas por ela são tanto para público adulto feminino quanto para masculino, inclusive para crianças. “Eu compro o tecido na fábrica e faço as peças, sou eu que faço o corte e eu que faço a costura. Fora as aplicações que a gente faz nas roupas. Às vezes de macramê e outras de crochê, para dar mais vida às peças”.


Foto: Sara Alcântara/Repórter Junino

Há 20 anos, a costureira também participa do Salão do Artesanato de Campina Grande e João Pessoa. De acordo com ela, sempre vendeu bem suas peças durante as exposições e também em feiras itinerantes que acontecem no estado. As inspirações para seus modelos vem de revistas, que quando ao olhar Maria José busca reimaginar aquela peça do seu jeito. Utilizando algodão colorido, renda, crochê e futuramente renda de filé.


Foto: Sara Alcântara/Repórter Junino

“Os acessórios da Ousabi são voltados para mulheres e homens ousados, mas tem peças para crianças, adolescentes, senhoras, tem para todo mundo”, comentou a campinense formada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além do polímero, Vanuza também utiliza pastilha de vidro para alguns acessórios, material que está em desuso na construção civil. Usa também o aço para evitar reações alérgicas ao ter contato com a pele.

O Salão do Artesanato está localizado na Avenida Severino Bezerra Cabral, sem número, Catolé, Campina Grande. O espaço abre diariamente das 15h até 22h. A entrada é gratuita, porém a organização do evento pede que os visitantes tragam 1kg de alimento não perecível para doação.

Comentários