As tradições indígenas no São João de Campina Grande

Campina Grande, 2 de julho de 2023

Vários elementos das festas juninas têm raízes indígenas.

Repórter: Matheus Farias

Fotógrafo: Matheus Farias

Editora: Alberta Figueirêdo


O rico artesanato potiguara no Salão do Artesanato. Foto: Matheus Farias / Repórter Junino

As festas juninas eram muito populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) nos tempos da colonização do Brasil, sendo trazidas para cá pelos portugueses. A interação entre eles e os povos nativos foi citada já no documento conhecido como “certidão de nascimento do Brasil”, a Carta de Pero Vaz de Caminha, e resultou em festejos tipicamente brasileiros, tendo uma contribuição índigena muito forte até hoje no São João.

Várias tradições desse período junino vieram dos índios. Pesquisadores da área de Cultura como Luciana Galante e Benedito Prezia, ambos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, confirmam em suas obras a contribuição dos nativos na culinária junina e também na religiosidade, pois São João, em algumas culturas indígenas, recebe atributos de uma entidade chamada “Karaí’’, que se manifesta no fogo. Daí a importância da fogueira, por exemplo, nas festas juninas. Outros rituais típicos dessa época tem influências desses povos e santos juninos, como São Pedro, aparecem em várias narrativas contadas pelos indígenas através das gerações.


Todo o trabalho exposto no Salão é feito de forma manual. Foto: Matheus Farias / Repórter Junino

O Repórter Junino conversou com Vilma Faustino, integrante do povo Potiguara, comunidade indígena da região litorânea da Paraíba . Esse grupo é conhecido pela sua resistência na luta contra os portugueses que queriam tomar suas terras no século XVI e hoje vivem em busca de preservar sua cultura. O artesanato deles está exposto no 36ª Salão do Artesanato da Paraíba, local onde conversamos com Vilma.

Veja os principais trechos da nossa conversa:

Como você se sente expondo o artesanato potiguara aqui no Salão?

É a primeira vez que venho aqui n’O Maior São João e tem sido uma maravilha. Já estivemos em João Pessoa. Essa é a nossa cultura, nosso ganha pão. Vamos seguindo graças ao nosso Tupã. Nós mesmos cultivamos as nossas sementes, trazemos as penas e tudo aqui é trabalho feito com nossas próprias mãos.

Que rituais da cultura Potiguara você pode citar agora?

Nós temos nossas danças como o toré e quando estamos nos rituais buscamos louvar nosso Deus Tupã acreditando que tudo vai dar certo. Temos a jurema sagrada também. No dia do índio, que é 19 de Abril, fazemos uma dança.

Como é a festa junina que vocês fazem?

Esse ano não fizemos festa mas nos outros anos teve muita comida típica como milho, pé de moleque e etc. Fazemos também a dança do toré que só você vendo para entender. Muitas comidas daqui são da nossa cultura como beiju, mingau, farinha de coco, grolado e as comidas de milho. O peixe é o nosso principal alimento. O Brasil é um país que tem muita contribuição indígena e buscamos sempre colocar nosso Deus Tupã em primeiro lugar.

Comentários