Mobilidade garantida no São João

Campina Grande, 2 de julho de 2023

Transporte público, mototáxis, Uber e vans fretadas garantem a volta segura dos foliões.

Repórter: Bianca Menezes

Fotografia: Elisa Bernardo e Débora Andrade

Editora: Alberta Figueirêdo


Enquanto o Maior São João do Mundo agita as ruas de Campina Grande, os festeiros que vêm de cidades vizinhas, encontram alternativas diversas para garantir seu retorno seguro após uma noite de diversão no Parque do Povo. Entre as opções populares, estão ônibus, mototáxis, serviços de transporte por aplicativo e vans fretadas.

Guilherme Silva, um jovem de 20 anos, compartilha sua experiência positiva ao participar de grupos de vans para aproveitar o evento. Sendo membro ativo de quatro grupos de vans, cada um com organizadores diferentes que disponibilizam vans ou ônibus para transportar as pessoas de Queimadas ao Maior São João do Mundo. Além do custo-benefício atrativo, que torna o transporte acessível para diversos bolsos, ele destaca a segurança proporcionada e a oportunidade de estabelecer novas amizades como os principais benefícios.

Um momento inesquecível para Guilherme ocorreu quando ele precisou pegar uma van diferente daquela em que havia chegado. “Eu tive que pegar outra van com um grupo de pessoas completamente desconhecidas”, conta ele empolgado e continua: “Eles estavam cantando, pulando e tinham uma caixa de som. A energia da galera era contagiante!”.

As vans oferecem uma experiência única a cada viagem, permitindo que o público interaja com pessoas diferentes e aproveite a festa de forma ainda mais especial. Além disso, o ambiente descontraído favorece a criação de laços de amizade entre os passageiros.


Passageiras aguardando para embarcar em ônibus na Integração. Foto: Elisa Bernardo / Repórter Junino

Além desse transporte, outros meios também estão disponíveis durante o São João. De acordo com Vanderlei Araújo, fiscal de ônibus do Terminal de Integração de Campina Grande, as rotas mais movimentadas são aquelas que atendem aos bairros do Aluízio Campos, Santo Antônio, Zé Pinheiro e Malvinas. Os ônibus funcionam com intervalos de meia hora durante a madrugada, e o último veículo parte meia hora após o término dos shows no Parque do Povo, aguardando a chegada dos forrozeiros.

Para aqueles que preferem a agilidade dos mototáxis, Edvandro Souza Pereira, mototaxista com 15 anos de experiência, relata a principal dificuldade ao transportar passageiros embriagados: “Uma vez levei um rapaz que estava bêbado e ele caiu da moto”.. Apesar dos desafios, ele mantém o otimismo e está empolgado com as viagens durante o São João. Outro mototaxista, Rubvander dos Santos, com 25 anos de experiência, também está entusiasmado com o aumento do fluxo de passageiros, especialmente com a chegada dos turistas.


Mototaxistas esperando passageiros. Foto: Débora Andrade / Repórter Junino

Já Cláudio Ramoniez, 21, morador de Campina Grande, opta pelo serviço de transporte por aplicativo como sua escolha preferida. “É a alternativa mais econômica e a segurança proporcionada pelo serviço é um diferencial importante”, comenta ele. Ramoniez também destaca que, comparado aos anos anteriores, as tarifas do Uber estão mais acessíveis nesta temporada.


Motorista em frente ao PP divulgando serviços de Uber. Foto: Débora Andrade / Repórter Junino

Seja utilizando transporte público, por aplicativo , mototáxis ou vans fretadas, os foliões que desejam voltar para casa após aproveitar ao máximo o São João têm à disposição uma variedade de opções. O objetivo principal é garantir um retorno seguro e tranquilo após uma noite animada no Maior São João do Mundo.

Comentários