“Superou as nossas metas”: Prefeito Bruno Cunha Lima sobre a 40ª edição

Campina Grande, 3 de julho de 2023

Números de pesquisas são positivos, porém o público cobra por algumas melhorias. 

Repórter: Isabella Silva.

Fotógrafas: Elisa Bernardo e Micaela Nogueira

Editor: Matheus Farias


Prefeito Bruno Cunha Lima faz um balanço do São João 2023. Foto: Elisa Bernardo/ Repórter Junino

O São João de Campina Grande 2023 foi encerrado na madrugada desta segunda-feira (03), e o prefeito Bruno Cunha Lima aproveitou a ocasião para fazer um balanço do evento que contou com mais de dois milhões e meio de pessoas neste ano. Segundo o gestor municipal, a festa teve suas metas alcançadas e fortaleceu a economia da cidade. 

A 40ª edição do Maior São João do Mundo ultrapassa regiões e acontece em diferentes distritos. O evento teve uma aprovação de 94%, definindo a festa  como ótima ou boa. Bruno comentou a pesquisa que trouxe números positivos após os 32 dias de muito forró: “Isso traduz um esforço e a alegria de chegar com tudo em paz e tranquilo. Se torna um alívio, mas fica uma expectativa do que está sendo preparado para os próximos anos”. 

O prefeito afirma que a festividade foi um evento bonito, organizado, seguro e acolhedor tanto para campinenses como para os turistas. A movimentação financeira durante o período ainda está em análise, porém, Bruno acredita que mais de 500 milhões de reais foram injetados em diferentes setores da economia campinense como serviço e comércio. 


Os shows do Parque do Povo atraíram multidões nos 32 dias de festa. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino.

Bruno Cunha Lima ainda comentou sobre o projeto de ampliação do Maior São João do Mundo com a anexação do  Açude Novo à área do Parque do Povo. O espaço terá 40 mil metros quadrados dedicados à parte lúdica com decorações enfatizando as características regionais da nossa cultura . Ainda durante a coletiva de imprensa ontem à noite, o prefeito enfatizou a importância de se preservar as tradições dessa época junina mas disse que esse período permite a variedade de estilos musicais nos palcos: “Eu, particularmente, tenho uma preferência pela parte mais raiz, mas é inegável que também há espaço para outras manifestações”. 

O prefeito estava na companhia da primeira-dama, Juliana Cunha. Ela também afirmou ter suas expectativas alcançadas na edição dos 40 anos do São João de Campina: “Estamos cansados, mas também muito felizes, com a sensação de missão cumprida. Nossa expectativa é sempre melhorar. Levamos Campina pro Brasil e pro Mundo”. Na edição 2023 também houve ações de ajuda pública como a campanha “Forró sim, assédio não” que teve apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Juliana conta que a ação promove uma segurança para o público feminino e explica como a campanha funcionou durante a festa: “Tudo que a mulher precisa de amparo, seja jurídico, psicológico, tirar dúvidas foi o que fizemos nos  mais de 500 acompanhamentos”. 


Primeira Dama de Campina tece elogios à festa junina da cidade. Foto: Elisa Bernardo/Repórter Junino.

Opinião do público sobre a edição 2023

Dado as estimativas e expectativas alcançadas do Prefeito Bruno Cunha Lima, e da primeira-dama Juliana Cunha, deve-se também dar voz a aqueles que prestigiam a festividade: o público.  

O São João de Campina Grande superou recordes na edição dos 40 anos e também promoveu algumas novidades em que, consequentemente, geraram debates. Em uma visão distinta, turistas e campinenses foram entrevistados pelo Repórter Junino para saber a avaliação deles  e em que áreas a edição do ano seguinte precisa melhorar. Uma dessas áreas já foi apontada pelo Repórter Junino: a situação degradante dos banheiros do Parque do Povo.


Público do Parque do Povo tem diferentes opiniões sobre a festa. Foto: Micaela Nogueira/Repórter Junino.

Maria das Neves, 56, de São Paulo, prestigiou a festividade pela primeira vez no ano de 2023 e afirmou estar feliz com a festa: “Eu gostei de tudo, nota mil, não tenho nenhuma reclamação”. Já os campinenses debatem um ponto importante sobre o evento: “Achei pouco espaço comparado ao ano passado, além das entradas, os horários serem mais amplos”, afirmou Ana Lúcia, 62. 

O casal Ana Amarante e Edilson Júnior, naturais da Rainha da Borborema, definiram as atrações como diversificadas e enalteceram as decorações deste ano. Porém, alguns problemas dificultaram que os mesmos curtissem as noites no Parque do Povo: “Espaço reduzido, ou você chega cedo ou você não participa da festa, tem risco de não entrar”, enfatiza Ana Amarante. 

Já Edilson Júnior, além da preocupação pessoal, também se estendeu para a cidade de Campina Grande,  afirmando que a cidade precisa de mais divulgação de pontos turísticos e decoração nas ruas: “Em relação à cidade, decoração zero. Se concentraram no Parque do Povo, porém esqueceram do resto da cidade. Os turistas precisam de mais pontos para visitar e conhecer a cultura de Campina”. 

Comentários